quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mitos e verdades sobre alimentos

Quantas lendas e mitos a respeito de alimentação e nutrição nós conhecemos? Uns dizem uma coisa, outros rebatem com argumentos diferentes... Mas, afinal, quem está certo? Selecionamos algumas dúvidas comuns para esclarecer sobre esse assunto. Veja:

1. O que engorda mais: beber suco de laranja ou refrigerante?
Para não ficarmos com excesso de peso (podendo até chegar à obesidade), é fundamental que a quantidade de calorias que ingerimos não seja maior que nossa necessidade diária.

Entretanto, mais importante que fazer a contagem das calorias é prestar atenção na qualidade dos alimentos ingeridos. A média de calorias suficientes para suprir as necessidades de um adolescente é 2.300 kcal. Essa quantidade facilmente é obtida consumindo-se em um dia apenas uma barra de 200 g de chocolate, duas latas de refrigerante e um pacote de macarrão instantâneo. Mas e onde ficam os nutrientes, ou seja, substâncias importantes, como vitaminas, proteínas, carboidratos, fibras e minerais, que ajudam no crescimento e manutenção da saúde, além de prevenirem doenças?

Então, antes de colocarmos na balança o que engorda mais, devemos analisar qual alimento nutre melhor o organismo. Um copo de suco de laranja tem aproximadamente 159 kcal, enquanto essa mesma quantidade de refrigerante fornece 110 kcal. Mas o suco de laranja contém vitaminas C e do complexo B, proteínas, fibras e minerais diversos, enquanto o refrigerante possui água, gás, açúcar, corantes, acidulantes e conservantes, isto é, nenhum nutriente importante para a saúde.

2. Comer massa engorda?

Tudo o que é consumido em excesso faz engordar. Todos os alimentos fornecem calorias, uns mais, outros menos. O único isento de calorias é a água. Dela podemos abusar! A fama que as massas levam de serem altamente calóricas é injusta. Um prato de espaguete, por exemplo, fornece aproximadamente 159 kcal. O problema está no molho que é adicionado a essa massa: se ele for à base de carne moída e tomate (esse molho apresenta cerca de 110 kcal), o prato ficará com 269 kcal; já um molho à base de creme de leite e queijos, como o quatro queijos, tem cerca de 250 kcal, deixando a refeição com 409 kcal. Além disso, cada colher de queijo ralado apresenta 60 kcal! Então, na hora de escolher o molho, prefira os mais “leves”.


3. Tomar chá emagrece?

Não! Apesar de alguns chás terem princípios ativos que podem ajudar a alterar o metabolismo (algumas plantas possuem propriedades diuréticas, laxantes, etc.), para perder peso é necessário que a pessoa mude seu comportamento com relação à alimentação e passe a praticar atividade física. Sozinho, chá nenhum faz emagrecer! 

http://blog.pcdafamilia.com.br/dicasnutricao/p95488

Nenhum comentário:

Postar um comentário